quinta-feira, 31 de maio de 2007

"Mexe nesse time que tá muito fraco..."

Luiz Américo fez parte da minha infância, devo admitir.

Não que fosse fã extremado de suas músicas. Mas sim porque nos programas de TV da época - Chacrinha, Sílvio Santos, Aérton Perlingeiro - lá estava o cantor nascido em Santos com seu indefectível bonezinho, desfilando seus sucessos como "O Gás Acabou", "Casa Cheia" e "Desafio", aquela que tinha os versos iniciais assim:

Quando eu tiver
Com a minha cuca cheia de cachaça
Te arranco dessa roda, te levo na raça
Te pego pra ser dona do meu barracão


Na Copa da França, a Placar lançou um disco chamado "Agita Brasil", com músicas sobre futebol - diversas delas remixadas, como "Aqui é o País do Futebol", "Pra Frente Brasil" e a sensacional "Na Cadência do Samba", tema de abertura do marcante Canal 100. Havia também "Camisa 10", atualizada e que antevia o fracasso da Copa de 1998, na voz de Marcelo D2.

Contumaz pesquisador de velharias na internet, cacei - e encontrei - "Camisa 10" na versão original de Luiz Américo e me divirto - até hoje - com a letra irônica que debochava da seleção brasileira sem Pelé, o grande astro do nosso futebol - e que jogou 18 anos na terra do sambista.

2 comentários:

Alessandra Alves disse...

mattar, grande lembrança essa do "filho da véia", que também povoou minha infância. por coincidência, soube dele recentemente, quando estive em santos. ele continua morando na baixada, mas agora em guarujá, onde é dono de casa noturna.

há de fato uma enormidade de músicas brasileiras falando sobre futebol. você não há de concordar, nem espero isso, mas uma das minhas preferidas é o "samba rubro-negro", na voz do joão nogueira. interessante que cada intérprete, ao longo do tempo, foi atualizando o ataque mencionado na música (joão fala "tem zico, adílio e adão"). é ruim de arranjar rima pro mais querido hoje em dia, hein?

Anônimo disse...

Mattar, você devia ter mandado uma cópia desse MP3 pro Benjamin Back, colunista da Placar que fez uma confusão dos diabos com a música, dizendo que era do Luiz Ayrão e que era uma homenagem à Zico...
Também é dos caras que ouvi muito na minha infância.
Eu não sabia que havia essa regravação dcom o D2, vou procurar...

Alex Sotto